Dica - Memória
Com fluxo intenso de informações que recebemos nos dias de hoje temos que estar atentos a nossa memória. Por isso separamos algumas dicas que você poderá praticar no seu dia a dia e ainda ajudá-lo a turbinar sua memória.
Alimente-se adequadamente. Prefira itens de fácil digestão, em quantidade moderada e fracionados durante o dia. Refeição pesada e exagerada desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e, nessa, a cabeça fica devagar e preguiçosa.
Trate depressão e ansiedade. O primeiro distúrbio torna lentas as ações cerebrais, e o segundo leva a pessoa a sofrer por antecipação, tirando o foco do agora e promovendo dificuldades de atenção e concentração.
Exercite a cabeça. Coloque seu cérebro para realizar coisas novas, saindo da zona de conforto. Vale realizar atos rotineiros de forma diferente, mudar trajetos, trocar o mouse de lado, escovar os dentes ou comer com a outra mão. “Aprenda línguas, um instrumento musical, um novo esporte”.
Invente regras mnemônicas. Trata-se de uma técnica milenar, usada por muitos estudantes, para decorar informações escolares de maior complexidade – como tabela periódica, fórmulas de física, datas históricas. Como fazer? Basta associar uma informação difícil de ser retida a algo mais fácil e familiar. Uma boa regra mnemônica carrega informações pela vida inteira.
Não se furte a reviver boas lembranças. Tudo que é ligado à emoção será mais facilmente fixado. E têm mais, as emoções positivas apresentam prioridade sobre as negativas. Vale recordar passagens prazerosas e rever álbuns de fotografia e vídeos antigos, remontando os momentos na cabeça. E esteja certo de que, quanto mais vezes algo for lembrado, mais firme ficará o registro. “Com o tempo, seu cérebro se empenhará em preservar as experiências da vida”.
![](https://static.wixstatic.com/media/ff56bd_91ea2c21863d411693f99891f52c7c83~mv1.jpg/v1/fill/w_864,h_637,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/ff56bd_91ea2c21863d411693f99891f52c7c83~mv1.jpg)