top of page

Biomedicina

É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.


O Curso de Biomedicina


O currículo inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês – essas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a redação e a interpretação de textos e trabalhos científicos. Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório. Desde o início do curso, o estudante deve participar de seminários, feiras e congressos para reciclar seus conhecimentos, pois essa é uma das áreas científicas em que as inovações mais ocorrem. No último ano do curso, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio e escrever uma monografa.


Duração média: quatro anos.


O Mercado de Trabalho


A maioria dos profissionais trabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem, e pequena parte permanece na carreira acadêmica. O campo de trabalho, entretanto, é mais diversificado. “Nos últimos anos, a oferta de vagas nas universidades também aumentou muito”, diz Rita de Cássia Mousinho Ribeiro, diretora do curso de Biomedicina da UFPA. Além disso, o aumento da expectativa de vida do brasileiro aumenta a demanda por serviços de saúde e, consequentemente, a procura por esse profissional. Boas perspectivas têm surgido nas áreas de citopatologia e reprodução humana. Outra área de atuação que merece destaque é a dos bancos de sangue.


Salário inicial: R$ 1.842,13 (fonte: Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo).


Prof. Rafael Tabelini
Entre em contato
Parceiros
Visitantes

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

Siga o Prof. Rafael Tabelini

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Gostou? Ajude a divulgar. Curta. Comente. Compartilhe.

bottom of page