top of page

Pontuação no ENEM

Cada uma das competências será pontuada de 0 à 1000 pontos, sendo a nota final a média das notas obtidas nas cinco competências.


A redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 100 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 (oitenta) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as notas não convergentes. Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.


Existem também seis critérios que podem levar a anulação da redação:


- Fuga total ao tema;

- Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

- Texto com até 7 linhas;

- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;

- Desrespeito aos direitos humanos;

- Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.


Pontuação da prova objetiva


A pontuação das questões do Enem é feita por uma metodologia chamada Teoria da Resposta ao Item (TRI) , que através de conceitos estatísticos garante que todas as provas do Enem tenham o mesmo grau de dificuldade e possam ser comparadas.


Na TRI, o item (a questão) mede níveis de conhecimentos diferentes. Há perguntas fáceis, medianas e difíceis, com pontuações diferentes. Além disso, esses itens têm de conseguir separar quem sabe o conteúdo de quem tenta acertar no chute. Pessoas que acertam o mesmo número de questões não têm notas iguais, porque acertaram e erraram questões diferentes.


Prof. Rafael Tabelini
Entre em contato
Parceiros
Visitantes

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

Siga o Prof. Rafael Tabelini

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

Gostou? Ajude a divulgar. Curta. Comente. Compartilhe.

bottom of page