Educação Física
É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no respectivo conselho (Confef/Crefs). Para lecionar em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio é necessário o diploma de licenciatura.
O Curso de Educação Física
Durante o curso, o aluno encontra muitas matérias da área de Ciências Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. Aprende, ainda, estatística, administração e economia, além de ter disciplinas específicas. Nas licenciaturas, a partir do terceiro ano, entram no currículo as disciplinas ligadas ao processo pedagógico, como psicologia da educação e práticas pedagógicas. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem uma monografa de conclusão de curso.
Educação Física ou Esporte?
Quem se forma em Educação Física tem matérias mais ligadas às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada ao ensino, seja em ambientes escolares, seja em academias e centros esportivos. Já o bacharel em Esporte atua, basicamente, como técnico ou preparador físico de atletas ou de equipes nas modalidades esportivas.
Duração média: quatro anos (bacharelado); três a quatro anos (licenciatura).
O Mercado de Trabalho
A valorização do bem-estar e da qualidade de vida aquece o mercado de trabalho para os graduados em Educação Física. “A atividade física tem se consolidado como algo fundamental para promover a saúde, e está cada vez mais associada à medicina, à psicologia e à nutrição”, diz Breno Guilherme Cabral, coordenador do curso da UFRN. As oportunidades aparecem em prefeituras, clubes e academias. Há também boas chances em grandes empresas, que criam programas de qualidade de vida para os funcionários. Ou em clínicas, hospitais e spas que contratam o educador físico para tratar do condicionamento físico dos pacientes. Em hotéis e resorts o profissional é chamado para, principalmente, promover atividades de recreação. Empresas de seguro saúde procuram o profissional para atuar em centros de saúde preventiva. As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria das vagas. Mas no Nordeste o setor de turismo absorve muitos profissionais, que trabalham principalmente em hotéis, seja no entretenimento, seja como guias turísticos.
Salário inicial: R$ 1.567,00 é o piso federal para o magistério, por 40 horas semanais (fonte: MEC); R$ 2.000,00 nos estabelecimentos com mais de 25 empregados na capital de São Paulo (fonte: Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo).
![](https://static.wixstatic.com/media/ff56bd_459619a63e5b45c382344b2cc76352b6~mv1.jpg/v1/fill/w_500,h_354,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/ff56bd_459619a63e5b45c382344b2cc76352b6~mv1.jpg)