Direito
O Bacharel é um profissional apto a trabalhar com funções que exigem conhecimento sobre legislação. Ele possui a função de garantir que os direitos sejam mantidos e os deveres cumpridos, lutando pela harmonia dentro de uma comunidade.
Sua função está em analisar disputas e conflitos tendo como referência os padrões legais de sua região de atuação.
O curso de direito
As pessoas que optarem em fazem um curso de bacharel em Direito, deve gostar de ler, estudar e analisar documentos. O curso de graduação em direito é generalista, com ênfase nas ciências humanas. Os três primeiros anos são mais teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia, além de matérias específicas do curso, como civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. É comum o aluno atuar como juiz ou advogado em simulações de julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma.
Duração do curso: cinco anos.
O mercado de trabalho para o bacharel em direito
O bacharel em direito pode optar por seguir basicamente duas carreiras: pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para atuar como advogado ele deve se submeter à uma avaliação aplicada pela Ordem dos Advogados do Brasil.
Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.
Há também a possibilidade de investir em uma concursos públicos que atualmente oferecem bons salários, além de garantir uma estabilidade de emprego.
O salário inicial depende da função exercida ou concurso realizado. Para o caso de quem optar por ser advogado o Sindicato dos Advogados de São Paulo diz que para trabalhar em um escritório com até quatro advogados em São Paulo, o piso é R$ 1.871,95. Já segundo o Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o salário inicial (para quem tem até um ano de inscrição na OAB), é de R$ 2002, 99.
![](https://static.wixstatic.com/media/ff56bd_befd5bffc0c84631a9ab24879971926b~mv1.jpeg/v1/fill/w_980,h_884,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/ff56bd_befd5bffc0c84631a9ab24879971926b~mv1.jpeg)